Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Luz da Consciência




É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa. Aprenda a encantar e a desencantar. Observe, estou lhe ensinando qualquer coisa de precioso: a mágica oposta ao ‘abra-te, Sésamo’. Para que um sentimento perca o perfume e deixe de intoxicar-nos, nada há de melhor do que expô-lo ao sol.
 * Clarice Lispector*

sábado, 19 de março de 2011

" Busque a realidade e livre-se desse sentimento irreal" Ramana Maharshi




Visitantes e díscipulos faziam perguntas a Bhagavan, e ele respondia  em conformidade ao entendimento de cada um:

V: Como podemos melhorar a condição do mundo?

B: Se você estiver livre do sofrimento não haverá sofrimento em parte alguma.
    
D: Mas por que existe o sofrimento agora?

B: Se não existisse sofrimento como iria surgir o desejo pela felicidade? E se esse desejo não surgisse como poderia surgir a busca pelo Eu Real?

D: Então todo sofrimento é bom?

B: Sim. O que é a felicidade? Por acaso é possuir boa saúde, beleza e ter refeições regulares? Mesmo um imperador têm inúmeros sofrimentos, ainda que ele tenha tudo isso. Todo sofrimento é devido à falsa noção " Eu sou o corpo". Libertar-se dessa falsa noção é chamado de Conhecimento (Jnana).
Prazer e dor são apenas aspectos da mente(ego). A nossa natureza essencial é a felicidade, mas nós esquecemos o Eu Real e imaginamos que o corpo ou a mente é o Eu. É essa identificação errônea que dá origem ao sofrimento. O que fazer? Esta tendência está profundamente arraigada e cresceu forte por ter sido alimentada durante muitos nascimentos. Ela deverá desaparecer antes que a natureza essencial, que é Felicidade possa ser realizada.
E, acima de tudo, não criar novas vasanas ou tendências latentes.

D: Swami, como pode o domínio do ego ser enfraquecido?

B: Evitando acrescentar novas vasanas(tendências mentais) a ele.

*Arthur Osborne*- Ensinamentos de Ramana Maharshi em Suas Próprias Palavras-


Obs: Essas palavras de Bhagavan me faz lembrar também um versículo bíblico em que Jesus diz assim: " Vigiai e orai, para que não entrais em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26:41

sexta-feira, 18 de março de 2011

A felicidade


A felicidade é como uma gota de orvalho numa pétala de flor brilha tranquila depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor".

* Vinícius de Morais e Tom Jobim *

É humano ficar triste!




Detesto essa quase obrigação de estar quase sempre feliz! Você nem pode um dia estar de mau humor, estar zangada com alguma coisa, se sentindo abandonado ou triste. Lá vem a cobrança: " que tal melhorar essa carinha?" " Por que não se arruma e vai dar uma volta?" " Dê uma caminhada, olhe que o céu azul, que dia lindo! " Nos pacotes modernos, nos instrumentos eletrônicos, nos papéis de seda, nesta louca e agressiva comunicação de massa, estão sempre escritas as frases da felicidade a qualquer custo.
Uma fisionomia triste ou preocupada não gera lá muitas perguntas do tipo " Você está bem?", Posso te ajudar?" ou " Quer conversar". São sempre assertivas do tipo, você não está bem ou, muito piores, os comentários de longe, " Fulano é mal-humorado", "Ela é PMD" , " É bipolar" , "tem TOC" e essas outras leviandades que se diz sempre tomando emprestado da psicologia ou psiquiatria o diagnóstico de coisas muito sérias. Ninguém recorre, lá no seu dicionário arquivado na vivência o aprendizado, a umas velhas e humanas considerações: "tristeza é um sentimento humano" , Quem está triste pode, também , ser feliz.
E quanto mais moderno e culto, mais informado, mais o verbo analisa, avalia e diagnostica. Os mais simples lidam mais verdadeiramente com essas emoções. Já viram funeral de gente pobre, gente simples? Compararam com um de ricos e muito bem educados? Nos enterros do povão as manifestações de dor são genuínas,  escancaradas, gritadas, expressas tal como são as manifestações de alegria, indignação ou aborrecimentos: verdadeiras. Nos funerais de rico convencionou-se um enredo de vestes pretas, óculos escuros e tudo mais que possa mascarar as lágrimas e a dor. Se tiver alguém muito emocionado e chorando muito, tem outro alguém pronto a oferecer um comprimidinho daqueles que tapam a dor e um outro alguém para criticar a falta de controle ou, ainda pior, dizer" está fazendo teatro" . Já vi até menino em enterro de mãe, vestido de paletó e de óculos escuros. Lembro sempre da imagem do então meninho, filhinho da Lady Diana, no funeral da mãe, talvez quebrando protocolos, com emoção verdadeira, sem ritual, colocar um pequeno ramo de flores sobre o caixão de sua mãe.  A velha Inglaterra espalhou pelo mundo a imagem de uma mulher que sentia, sofria, adoecia, mas não acho que tenha sido infeliz. E talvez ela tenha deixado pros seus filhos que essa mania de ser feliz é uma coisa muito chata e que é permitido, sim, sentirmos, sofrermos, nos entristecermos e nos alegramos, mesmo que humanos, sejamos, reis, príncipes ou princesas.
Adoro ver as emoções humanas, ainda nada lapidadas ou cerceadas, brotam nas crianças. Se têm medo, choram, se dói, choram, se estão felizes, sorriem, se zangadas, protestam. E nós, adultos civilizados(?) vamos ensinando a eles um montão de "não pode" que, vão sufocando as emoções de dor, de tristeza, de indignação e os fazem embotados. quantos adultos conhecemos embotados? O cadeado foi fechado lá na infância e o bichinho muitas vezes passa a vida inteira procurando as chaves. felizmente daqueles que conseguem arrancar as trancas, na força ou no paciente estudo da engrenagem da fechadura. Acho que quando crescemos a "céu aberto" na realidade, de mãos dadas as nossas mais genuínas emoções, nos expandimos, crescemos e brotamos para sempre buscar os ramos de nossa felicidade.
Parando alguns minutos em frente a televisão, folheando uma revista ou lendo as inúmeras mensagens publicitárias espalhadas pela cidade, tudo está voltado para ser feliz! Se eu comprar determinadas roupas, mudar a cor do meu cabelo, consumir um tal alimento, eu vou ser muito mais feliz. Nas livrarias e bancas de revistas multiplican-se os livros e revistas com extensos textos sobre como ser feliz: seja feliz no trabalho; seja feliz com seu marido; seja feliz com sua mulher; caminhos para a felicidade, criança feliz, mulheres felizes e mais, muito mais. Mas o que é essa felicidade que se vende? A prescrição, quase médica é estar bonita, bem cuidada, sorridente, amando e sendo amada, com casa, comida, amigos, programas, festas. E nunca, nunquinha mesmo, ficar triste. Tristeza não combina com o mundo moderno, tristeza é entendida como infelicidade e tornou-se imperativo ser feliz para que não se faça a infelicidade do outro. É obrigatório não ficar nunca, nunquinha mesmo, nem mesmo um pouco triste.
Ah, que coisa mais chata? Será que vou ficar bastante alegre hoje e morrendo de felicidade só porque conseguir terminar de escrever esse texto? Pena que não possa vender, pois no mercado moderno essas coisas podem mesmo valer uma grana; afinal estou " vendendo felicidade" com esse pontinho final. Felicidade sim, mas verdadeira, sem ter de comprar nada. Ou, enfrente a sua tristeza. É humano ficar triste!